Como surgiu a flor de lapela?

O costume de colocar pequenos buquês de flores na lapela do paletó do noivo vem de uma tradição muito antiga. Ele surgiu com o romance da rainha Vitória e o príncipe Albert. O casal se uniu oficialmente em 1839 e mudou a história dos casamentos.

Vitória, que usou um vestido branco para demonstrar a pureza dos seus sentimentos, deu início ao costume das noivas adotarem o branco como cor oficial das celebrações. Já o príncipe acabou dando origem à tradição da flor de lapela.

Certa vez, quando ele ganhou da sua amada um pequeno buquê de flores, fez um pequeno corte na lapela de seu paletó e nele colocou o ramalhete para se lembrar de Vitória cada vez que sentisse o perfume das flores. O gesto se espalhou na sociedade britânica e depois para o mundo.

Estilo tem aos montes

Apenas sobre qualquer flor irá funcionar para a flor do noivo, mas por que ficar com palhetas bastante previsíveis? Claro, você adora peônias e rosas no seu buquê mas seu cara provavelmente preferirá uma adição mais discreta à sua lapela . Felizmente, não faltam idéias para a flor do noivo que parecem ótimas, combinam com suas flores de noiva e parecem masculinas. 

Então, como você escolhe a flor perfeita que vai ganhar o selo de aprovação do seu cara e ainda se sentir como uma parte coesa do seu design floral ? 

Comece com a cor. Branco, verde e amarelo são todos os tons populares para a luta do noivo, mas se você está definido em combinar sua flor para o seu buquê rosa, considere um tom mais suave. Pêssego macio ou coral infundido com laranja manterá a flor na mesma família de cores sem parecer muito feminina.

Outra ótima maneira de equilibrar sua flor de lapela é com a adição de vegetação em negrito. Ervas frescas, verduras folhosas ou uma suculenta moderna são ótimas adições às flores mais suaves – assim, você pode se sentir à vontade para colher uma flor colorida. 

Ou vá com uma grande suculenta, um aglomerado de verduras ou frutos silvestres, ou um aglomerado mal acabado de flores de casamento não-tradicionais – gostamos de astilbe perene ou clematis – para um visual que expresse um estilo mais moderno.

Mais e mais casais estão trocando a tradicional flor floral em lugar de algo mais discreto. Escolha um alfinete legal, como um bigode ou flechas, ou uma relíquia de família significativa, como uma chave vintage, e sotaque com bagas, trigo ou verdes em tons claros para um visual que ele com certeza adorará.

Em um esforço para ajudar você e seu marido a escolher a flor perfeita , reunimos 59 ótimas idéias que vocês dois vão adorar. Do totalmente clássico ao moderno e caprichoso, não faltam idéias inspiradas para vestir a lapela do noivo.

Na dúvida, siga o tradicional

Quem não entende muito sobre as flores e os seus significados pode apostar no cravo, que é o mais utilizado pelos noivos. Apesar de muitas pessoas o associarem ao luto, ele marca presença em casamentos há muito tempo.

O cravo branco significa amor puro, inocência e encanto. Por sua vez, o vermelho quer dizer amor vivo, admiração e dedicação à pessoa amada. O noivo deve evitar cravos amarelos, roxos e bicolores.

combine flores com folhas e até frutos

Como os casamentos estão cada vez mais personalizados, existem outras opções de flor de lapela para o noivo. Basta usar a criatividade e pesquisar pelo significado das variedades escolhidas!

Atualmente, muitos casais buscam combinar a flor da lapela com o buquê da noiva. Também é possível coordenar com as variedades escolhidas para a decoração do casamento. Rosas, jasmins e orquídeas são algumas opções.

Considere outros acessórios

Para noivos que preferem seguir uma linha mais sóbria, é possível substituir a flor na lapela por um lenço no bolso do paletó. O interessante é que a mesma peça pode ser dobrada de várias maneiras e proporcionar diferentes efeitos!

Outra proposta é substituir a flor por outros acessórios na lapela, como broches. Dependendo do tema escolhido para a decoração do casamento, também é possível inovar. Que tal um arranjo com conchas para uma cerimônia na praia?

Atente-se para condições climáticas e físicas

Já percebeu como a escolha da data, do local e do horário do casamento influenciam em praticamente todas as decisões que os noivos precisam tomar durante os meses de planejamento? Bem, não é diferente com a flor na lapela!

Procure coordenar as cores

A flor na lapela do noivo precisa ser de um tom semelhante às usadas no buquê da noiva e na decoração da festa para que elas possam promover a sensação de unidade – mesmo que sejam de espécies diferentes.

Mas é importante ficar atento! Uma cor pode ter significados variados quando aplicada a diferentes tipos de flores. Cuidado para não fazer uma escolha que transmita sentimentos ruins.

Vamos aos estilos para a sua inspiração

 

 

 

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Projeto Noiva Fit© 2019. Todos os Direitos Reservados.