Os penteados são essenciais.

Não sei por que mais existe um tabu sobre deixar o cabelo crescer para o grande dia. É verdade que as opções de penteados para casamento são muito maiores para os fios longos, mas isso não quer dizer que para casar é preciso ter cabelo grande.

Muito pelo contrário, existem soluções para cabelos curtos que transpiram sofisticação e elegância tanto às noivas quanto às convidadas – conhecem o lema menos é mais? Além disso, o cabelo curto dá um destaque maior à maquiagem, joias e também até aos vestidos de noiva.

Penteado unilateral

Uma solução garantida para quem tem cabelo curto, é “jogar” os fios todos de um lado só. Para finalizar, basta aplicar uma textura para alcançar um ondulado ideal e firmar a produção. Apesar de ser um penteado simples para casamento, o ondulado lateral é charmoso e moderno graças a seu ar de beleza sem esforço. Além disso, o visual mais simples e natural desse penteado permite uma maquiagem mais carregada e evidente.

Aplique coringa

Opção ideal a quem busca um penteado com volume, o uso de apliques pode funcionar muito bem quando usado de maneira correta. A solução mais garantida é aplica-lo em coques que o disfarçam mais e deixam imperceptível a diferença entre os fios naturais e os falsos.

Acessório amigo

Os acessórios são perfeitos para um cabelo mais produzido e apresentam infinitas opções para os curtos, podendo ser aderidos tanto aos penteados presos para casamento quanto embelezando os fios soltos. Às convidadas que querem aderir a essa opção, aconselhamos a escolha de um modelo mais discreto para não correr o risco de ofuscar a noiva.

Já para as estrelas do dia, sugerimos as lindas flores presas na lateral do cabelo que rendem um penteado mais tradicional – as flores arrematando o ondulado lateral que explicamos acima, são perfeitas aos penteados para cabelos cacheados para casamento. Já as amantes do estilo vintage devem optar pelo charmosíssimo voilette. Acessório elegante e romântico de décadas passadas, o voilette ainda substitui o véu, que muitas vezes não favorece os fios curtos.

Finalmente, às noivas adeptas a um estilo mais despojado vão amar subir ao altar com uma coroa de flores, opção incrivelmente charmosa e romântica mesmo para os cabelos curtos – ainda mais se a celebração contar com uma decoração de casamento rústico.

Chanel

O modelo Chanel não fica para traz e pode ir desde o mais tradicional até um look mais moderno. Esse corte de cabelo pode ser usado de maneira unilateral, seguindo nossa primeira dica acima, ou repartido ao meio na companhia de um acessório para sair do básico. Faça uso de mousse ou textura caso queira aumentar um pouco o volume.

20’s e 30’s

Ideal para os curtíssimos, os penteados retrô de fios ondulados são encantadores e elegantes. Os chamados finger wave hair trazem de volta os anos dourados e por isso são perfeitos para uma cena romântica – e muito indicado para as noivas que optaram por uma decoração vintage no grande dia. Esse estilo estava entre as tendências de penteados para noivas 2019 e segue sendo um sucesso.

Finalmente, conforme falamos acima, as amantes dos cortes de cabelos curtos ainda podem – e devem – investir em outros temas para compor o visual, já que contam com um penteado mais simples (porém, reforçando, não menos elegantes).

No caso das noivas, além do vestido, o buquê de flores pode ser o maior destaque do look, seguindo o mesmo estilo do cabelo, porém de forma mais evidente e sobrecarregada. Já as convidadas podem investir nos vestidos de festa e escolher um modelo mais atrativo e trabalhado, já que equilibrado com um cabelo menos chamativo, não correm o risco de roubar as atenções que pertencem à noiva do dia. Se quer continuar procurando inspirações, veja a nossa galeria de fotos de penteados para casamento.

Se Inspire

Sempre que for se inspirar em penteados para festa de casamento, é importante pensar na estrutura do seu fio. Será que há “matéria-prima” suficiente para aguentar determinado estilo?

Para o coque, o ideal é que o cabelo esteja na altura dos ombros. Muito curto ou muito longo fica ruim para trabalhar. Em relação ao volume, preferencialmente, deve ser médio. Quando há excesso também fica difícil arrumar. Já no caso de pouco volume, temos que usar apliques ou outras técnicas para ganhar quantidade.

Independentemente da estrutura, o coque é muito versátil e combina com mulheres com os mais variados estilos. As mais românticas, por exemplo, podem usar tranças e fios soltos para compor o visual. Já as clássicas podem optar por modelos mais arrumadinhos, enquanto quem faz o estilo sexy segue com estruturas grandes e poderosas.

Vale ressaltar que os estilos podem ser adaptados tanto em penteados para casamento para convidada quanto para madrinha.

Adaptando o penteado para cada casamento

Os penteados para casamento para madrinhas e convidadas podem mudar de acordo com o horário da cerimônia.

Para casamentos mais descontraídos, na praia e no campo, o ideal é optar por coques em um estilo leve, com tranças e fios soltos. Esse penteado é uma boa pedida para festas diurnas. Ainda mais no verão. Com o vento e o calor, usar cabelo solto pode incomodá-la e até acabar te deixando desarrumada.

Em relação aos casamentos clássicos, aqueles que acontecem em salões e à noite, o ideal é sempre apostar em penteados mais arrumadinhos. Os coques baixos são bem tradicionais, mas a opção de topete e franja lateral também casam com o estilo.

Renata ainda ressalta que os produtos usados para preparar os penteados para festa de casamento dependem do estilo. Se for mais ‘podrinho’ ou despojado, podemos utilizar texturizador. Agora, em cerimônias mais clássica, uma pomada ou um spray seco são mais recomendáveis na construção do coque.

Outros estilos

Rabo de cavalo

Há quem pense que o rabo de cavalo é um penteado muito simples para uma cerimônia tão especial como um casamento. Mas isso não é verdade. Se trata de uma escolha sóbria e cheia de delicadeza. Há maneiras de se deixar o cabelo preso com um lindo caimento e com detalhes no topo que irão prender a atenção de todos os convidados. Um resultado charmoso e jovial.

Cabelos soltos ou meio – presos

Os cabelos soltos ou aqueles que você só prende uma parte são perfeitos para casamentos de dia, para aquelas que acontecem em ambientes rústicos, como no campo, e para convidadas que buscam um visual mais informal. Seja liso com babyliss, com trança, moicano ou em versões mais elaboradas, é sempre um acerto.

Tranças

Elas são as queridinhas dos penteados para casamentos! E combinam com cabelos meio-preso, rabos de cavalo e coques. Uma bela trança embutida te deixará superelegante e com a vantagem de que seu penteado irá durar a noite inteira sem desmontar. Já a trança boxeadora, aquela embutida presa dos dois lados da cabeça, é uma excelente opção para quem busca um visual bem arrojado.

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Projeto Noiva Fit© 2019. Todos os Direitos Reservados.