Não deixe o barato sair caro.

O casamento é um dos passos mais importantes na vida de uma pessoa e grande parte dos casais tem o sonho de poder realizar uma festa incrível. Porém, com a crise, não são todos que possuem orçamento para festões e tem aquela parcela que chega até a cancelar o evento pelos altos custos que estão envolvidos.

Economizar no casamento exige muito planejamento, mas é sim possível fazer uma festa bonita sem sacrificar a qualidade deste dia tão especial.

Se deixar levar pelo entusiasmo pode custar caro, então é importante que os noivos tomem certas precauções para evitar imprevistos que venham a atrapalhar este dia tão especial.

Por que economizar no casamento?

Organizar o casamento dos sonhos não é uma tarefa fácil e vai exigir muita paciência e disposição dos noivos. Para que esse dia não se torne uma grande dor de cabeça no futuro e evitar dívidas muito longas, é muito importante que o casal planeje o casamento de forma racional, estipulando o orçamento máximo que não irá comprometer a vida a dois no futuro, a dica mais importante é que o casal se coloque sempre em primeiro lugar e não dê um passo maior que a perna.

Dicas para fazer um casamento barato

Para ajudar na tarefa de organizar uma festa encantadora sem gastar valores astronômicos, listamos abaixo 14 dicas importantes para os casais que querem realizar o sonho de se casar.

  1. Planejamento prévio

Quanto antes começarem a decidir os detalhes da festa, mais barato irá ficar, além de permitir que o casal já comece a pagar aos pouquinhos alguns itens, para quando o grande dia chegar, o valor a pagar seja menor.

  1. Definir a data

Se casar no verão ou no mês de maio em geral sai bem mais caro, por isso uma opção econômica é se casar no inverno. Em relação aos dias da semana, se casar entre segunda-feira e quinta-feira também sai mais em conta, se casar na sexta-feira é uma opção que pode ser considerada um meio termo. Outra dica é dar preferência a fazer a cerimônia e a festa no mesmo local, evitando gastar duas vezes com decoração.

  1. Definir os convidados

Não convidar alguém por obrigação e dar prioridade somente às pessoas mais importantes para o casal é um dos pontos chave no momento de reduzir os custos do casamento. Diminuir a lista diminui por consequência todo o restante dos custos como: convites, lembrancinhas, buffet até centros de mesa.

  1. Pechinchar

Deixar a vergonha de lado e aprender a negociar com os fornecedores pode resultar em uma economia bastante significativa nos custos do casamento.

  1. Escolher o vestido

Optar pelo aluguel do vestido, assim como o vestuário que será utilizado pelas pessoas envolvidas no casamento é uma boa opção para reduzir significativamente os gastos com a cerimônia.

  1. Se comunicar com os convidados

Enviar os convites on-line, assim como fazer as listas de presentes e enviar alertas através da internet tem se tornado uma opção cada vez mais utilizada por casais que buscam organizar casamentos mais econômicos.

  1. Decoração

Flores de forma geral são os acessórios mais caros na decoração de uma festa, sendo assim, ao escolher como a festa será decorada, é importante dar preferência para flores da estação, que são mais baratas e complementar com mais verde, que deixa a festa tão bonita quanto e sai bem mais em conta. Outro ponto importante é comprar a decoração em grandes promoções, as mais significativas acontecem após o Natal e o Dia dos Namorados.

  1. Bebidas consignadas

Ao buscar por fornecedores de bebidas, optar sempre por aqueles que oferecem a opção de pagar metade e consignar o restante, pois é muito comum que sobrem garrafas vazias e, nesses casos, o casal pode devolvê-las sem custo para o fornecedor.

Quanto maior a variedade de bebidas servidas, maior será o custo, então é sempre importante o casal escolher de 2 a 4 tipos de bebidas para ser servida na festa, além de água, é claro.

  1. Buffet

É possível realizar uma festa elegante optando por um menu simples e local. Vai agradar os convidados e trazer muita economia para o casal.

  1. Mesas

Optar por mesas maiores que tenham mais lugares vai fazer com que o casal economize em decoração e centros de mesa.

  1. Bolo

Os bolos fake são uma opção bastante utilizada por casais que buscam opções econômicas, enquanto este bolo decora a mesa de doces, o casal pode servir para os convidados um bolo mais simples.

  1. Música

Optar por um DJ para animar a festa sai mais em conta que utilizar uma banda, basta selecionar a lista de músicas importantes para o casal e aproveitar a festa.

  1. Cobertura da festa

Pesquisar bem pela equipe que fará os vídeos e as fotos do casamento pode significar uma boa economia, mas é sempre importante considerar recomendações e avaliar o custo x benefício.

Outro ponto a ser analisado é o álbum, caso fique muito caso, a dica é optar por retirar somente as fotos e os vídeos, pois o álbum é um item que pode facilmente ser encomendado no futuro.

  1. Lembrancinhas

Usar a criatividade e fazer as próprias lembrancinhas é uma opção bastante econômica, existem centenas de tutoriais na internet de lembrancinhas bonitas e baratas.

 

Bônus

De atenção ao Vestido de noiva

O vestido de noiva, tão sonhado e desejado, também pode entrar na lista dos itens a serem barateados. Você pode conseguir isso alugando um vestido que já foi usado ao invés de usar um de primeiro aluguel. As lojas oferecem todo o ajuste e adaptação necessária para que o vestido fique impecável no corpo da noiva. E não se preocupe com os modelos, existe uma variedade enorme de modelos prontos.

Aposte em objetos pessoais para decoração

Para deixar a decoração com a cara dos noivos, aposte em objetos pessoais para compor a decoração da festa. Além de economizar, você ainda dá um toque de personalidade à festa que os convidados irão adorar. Pode ser um baú de recordação, uma caixinha de música ou outros itens que fazem parte da história dos noivos.

Como organizar um casamento barato?

Organizar um casamento bonito e barato é possível para quem se planeja com antecedência, então, para que isso seja possível, além das dicas acima, é importante que o casal defina exatamente qual será o orçamento destinado à cada parte da festa, outra alternativa é elaborar uma planilha com mais de uma opção de cada tipo de fornecedores, ela irá auxiliar a ter uma melhor visualização do custo e comparar quais valem mais a pena.

Se casar não precisa ser sinônimo de desespero e dívidas infindáveis, um casal bem organizado pode sim ter a festa dos sonhos sem gastar muito. Para continuar recebendo as nossas dicas para organizar um casamento perfeito, não deixe de se cadastrar na nossa newsletter.

 

 

 

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Projeto Noiva Fit© 2019. Todos os Direitos Reservados.