[adstopo]

Entenda as funções.

Vamos primeiro entender o significado e a importância dessa honraria. Graciosas, é impossível não se apaixonar pelas daminhas e pajens.

Afinal de contas, as crianças são naturalmente carismáticas, fofas e imprevisíveis. A entrada delas é sempre uma surpresa. Algumas choram, outras sorriem como se nascessem para os holofotes, e tem até quem demore para entender qual é a sua missão, mas acaba andando com muito carinho até o casal.

O que é Dama de honra

Dama de honra é um título atribuído a menina que auxilia a noiva durante uma cerimônia tradicional de casamento.

Normalmente, as damas de honra costumam ser crianças, que acompanham a noiva durante a sua entrada na igreja.

A noiva pode escolher quantas damas de honra desejar, sendo que, por norma, devem usar vestidos iguais e pequenos buquês de flores semelhantes ao da noiva.

A função das daminhas de honra – como são chamadas quando têm menos de 5 anos de idade – pode ser desde espalhar pétalas de flores até carregar as alianças dos noivos, enquanto a noiva caminha em direção ao altar.

A noiva também pode optar por damas de honra adultas (entre os 14 e 23 anos de idade, normalmente). Neste caso, a principal função das damas de honra é ajudar a escolher o vestido das madrinhas e servir como testemunha durante a assinatura do acordo pré-nupcial, por exemplo.

Em inglês, a dama de honra é chamada de bridesmaid, que significa literalmente “servir a noiva”.

Supostamente, a tradição de utilizar damas de honra surgiu a partir dos rituais de matrimônio anglo-saxônicos, em meados do século V, na Inglaterra.

Afinal quem escolher?

Pense nos: sobrinhos, filhos, filhos de amigos, afilhados, etc. Mas leve em conta o grau de intimidade, já que vocês devem ter certeza que eles não irão desistir em cima da hora e que irão seguir com o combinado.

Não deixem de explicar às crianças que este é um dia e um momento muito especial para vocês. Alertem que haverá muitas pessoas e fotógrafos, para que eles não “travem” na entrada. Quanto a idade, não existe regra, as daminhas e pajens podem ser de qualquer idade.

Só lembre-se de que eles irão entrar em uma igreja lotada com um lindo (mini) modelo de vestido para festa ou pequeno traje masculino, e isso pode intimidar os mais novos. Também deve-se pensar qual a função que eles irão realizar para ponderar a idade, isso porque existem diferentes funções.

Trajes como vesti-los?

Daminha

Escolher o traje das daminhas e dos pajens não é uma tarefa fácil. Com tantas opções que transbordam fofura, fica difícil escolher uma só. Nesta hora, a noiva precisa levar em consideração vários fatores, como o local da cerimônia , se vai ser no campo, na praia ou na cidade, e o estilo da festa, tradicional ou despojada.

Para que tudo esteja perfeito no dia do casamento, é preciso aliar beleza e conforto. A primeira coisa que a gente pensa quando vai criar um modelo de daminha é: primeiro o conforto e depois a beleza.

Para conseguir isso, ela se atenta para que cada detalhe da roupa não machuque nem incomode a criança. É sempre bom fazer o saiote bem forradinho, porque em baixo da saia, normalmente a gente põe um tule, o que pode gerar desconforto e irritar a pele da criança, que é bem delicada.

Os modelos costumam seguir cores neutras e tons pastéis, como branco, rosa clarinho e off white. Cores fortes devem ser evitadas, mas o colorido não é proibido, se você quiser uma coisinha mais coloridinha, opte sempre por tons neutros, tons pastéis, aí não tem erro.

Algumas noivas chegam ao atelier com a ideia de fazer uma réplica do vestido da noiva para a daminha. Não tem nada a ver, porque para noiva é um vestido de uma mulher, a menininha fica parecendo uma mini adulta, não fica parecendo criança.

Para deixar o traje da daminha com o estilo mais infantil, a estilista usa poá, laços, pérolas, cristais. Outro desejo que muitas noivas pedem é combinar o vestido das crianças com a decoração da festa.Eu acho que não tem nada a ver, porque é uma criança e não faz parte da decoração do casamento e por isso, não precisa combinar.

Pajem

Em geral, os pajens costumam vestir o mesmo traje do noivo, o que geralmente é um terninho ou um meio – fraque (paletó grafite, calça em tecido risca – de – giz e o colete cinza). A gravatinha costuma sempre ser igual a do noivo, só que em versão menor.

No dia do casamento, ver as daminhas e pajens será uma das partes mais fofas da cerimônia. Então, inspire-se e capriche no visual.

Ensaios

É importante ensaiar algumas vezes com a dama e pajem exatamente como será a entrada e a função de cada um. Se você é detalhista e espera que saia tudo perfeito não pule este passo. Só não se esqueça que são crianças e, às vezes, tudo pode sair fora do planejado.

Mas estes improvisos espontâneos deles dão mais graça à entrada! Então, sem muitas preocupações no dia quanto a isso e deixe que os pequenos se comportem naturalmente. Aproveite o dia para decidir a decoração da igreja de casamento, caso a cerimônia seja religiosa, e marque um ensaio com eles.

Adultos

Tem quem prefira escolher alguém especial para levar as alianças, ou qualquer outro objeto que será usado na cerimônia, e nem sempre são crianças. O protocolo, como já falado anteriormente, não coloca muitas regras. Você pode escolher a sua pessoa especial para esse momento independentemente da idade. Se vocês já têm um adulto que leve as alianças, mas não querem deixar a fofura das crianças de lado, optem pelos dois e coloque as daminhas e pajens levando alguma das opções citadas!

Preparados para entrarem juntos quando a música para casamento tocar? Antes de fazer sua entrada triunfal, com penteado para casamento perfeito e vestido que arrancará suspiros dos convidados, serão eles os responsáveis pelo show, por isso organize bem a entrada de seus pajens e daminhas, para que tudo saia perfeito como sempre sonhou.

 

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Projeto Noiva Fit© 2019. Todos os Direitos Reservados.