Escolha o que mais te combina com sua personalidade.

Todo mundo desde pequeno está acostumado a ver as noivas jogando o buquê nos casamentos, e a mulher que pegar o buquê, reza a lenda que será a próxima a se casar. Mas vocês sabiam que existe uma lenda em torno da origem do buquê de noiva?

Nos tempos antigos, na Roma e na Grécia clássica, as mulheres usavam em seus corsages ou colares de casamentos algumas ervas. Para elas, isso ajudava a afastar os maus espíritos. Um pouco diferente da tradição hoje em dia, elas comiam os colares durante o banquete, para possivelmente trazer poderes afrodisíacos. Mas como elas passaram a usar flores e não ervas?

Desde os tempos das civilizações clássicas, as coisas estavam evoluindo, como a higiene pessoa, por exemplo. Os romanos adoravam o banheiro, mas tomar banho começou a ser algo rejeitado pelos médicos, que acreditavam que água quente era uma porta de entrada para infecções. Na época, a Igreja jogou um pouco de lenha, desaconselhando as pessoas a nadarem, pois até então, esse era um ato indecente.

Sendo assim, a higiene pessoal era algo raro, feito apenas com um pano úmido. Na verdade, era de costume tomar banho apenas uma vez no ano, exatamente no mês de maio, e ainda não era muito higiênico, já que a família usava a mesma água. Na época, as mulheres jovens eram as últimas a usarem a banheira, portanto, elas usavam uma água extremamente suja.

Os casamentos costumavam ser realizados em junho, e o odor corporal já dava para sentir, principalmente nas mulheres. Já que a higiene era inexistente, uma mistura bastante nojenta com suor, como as mulheres faziam com o cheiro quando chegavam ao altar? Bom, elas seguravam um buquê de ervas ou flores para dar aquela enganada no cheiro. Felizmente as coisas mudaram para melhor, a higiene pessoal é feita por todo mundo, mas o costume do buquê de flores continua até hoje.

O buquê Perfeito

o buquê da noiva é essencial. acho que nunca vi noiva sem buquê! e, aposto que o buquê é uma das grandes dúvidas de noiva! são tantos modelos lindos, uma flor mais encantadora que a outra, um milhão de ideias, como buquê de tecido, de papel, de origami, de flor artificial, de brochê, de botão, de coração, de crochê… ah, é de ficar doido!!!!

eu já contei pra vocês das minhas pastinhas do casamento, neh?! na época dos preparativos eu fazia pastinhas com ideias e inspirações. me ajudou muito e hoje guardo todas as pastinhas com carinho! lógico que não executei nem metade das ideias… quem sabe pra uma futura renovação de votos, ou pra ajudar no casamento da filha?! (hihihi)…

A minha pastinha de buquê ficou bem preenchida! e tinha vários modelos e tipos… estilo missão impossível pra escolher! oh pai! como foi difícil! no final eu decidi por um buquê de boca de leão rosa! entre muitas dúvidas de flores optei por uma só! não me arrependo, e quando olho as fotos eu ainda me apaixono por ele! acredito que o estilo do meu vestido combinaria com diversos buquês. por ser simples, sem renda e liso, cores, texturas, sementes, diversas flores teria ficado legal também! !

Eu mesma comprei a fita de cetim e as pérolas marfim pra colocar no cabo. o tom de rosa ficou bem legal porque combinou com a cor do casamento. Ah, se você está com muita, muita dúvida e com medo do seu buquê dos sonhos não ficar do jeito que está na sua cabeça (e nem sempre você consegue expressar pro florista), opte por 1 ou 2 flores! aí não tem erro.

 

Muitas noivas gostam de escolher as flores do buquê de acordo com o significado de cada flor. isso é super legal. tem data mais significativa que o casamento? se esse for seu critério fica até mais fácil de escolher.

Todo mundo fala das tendências do casamento. na verdade, ela existe e eu faço parte disso! um casamento ao ar livre, cheio de cacareco de antiquário, coisas simples, manuais, cerimônia diferente, e noiva sem véu há uns anos atrás poderia parecer até casamento de brincadeira!!! por isso que a tendência existe! mas se você gosta muito de uma flor e quase não a vê em buquês, você pode sim usá-la! por que não?! a tendência do seu gosto vale mais a pena e vai te agradar bem mais!!!

Pra minha renovação de votos (que vai demorar) vou escolher um buquê cheio de peônias, suculentas, sementes diversas, raízes e lírio do vale. isso se não mudar de ideia até lá. Separei pra vocês algumas fotos do meu buquê, de mim noiva com o buquê e com o Diego também. muitas dessas fotos vocês já viram, mas já que o assunto é buquê, tive que repetir.

Tipos de buquês

Os tipos de buquê mais utilizados pelas noivas são:

  • Redondo

Feitos com flores arranjadas em formato redondo éo mais indicado para as noivas com menor estatura. Combina com decotes arredondados e mangas curtas. Evitado o uso com vestidos com franzidos na cintura ou cauda.

  • Cascata

Um modelo mais sofisticado, para casamentos à noite. Também conhecido como “cacho de uva” porque a parte de cima é mais cheia de flores e a caída é feita com arranjos imitando uma cascata. O tamanho fica em torno de 45 cm, e por isso não é recomendado para noivas mais baixas e sim para as de maior estatura. Combina com modelos de vestidos mais pomposos, vestidos fechados, mangas longas, decotes princesa, quadrado e em “v”.

  • Braçada

Muito estiloso e pode ser usado por mulheres altas e em uma versão de tamanho menor pelas damas de honra, enquanto a noiva pode optar pelo redondo ou cascata. Bastante usado nos casamentos mais informais, deve ser carregado nos braços. Também fica ótimo com um modelo justos, com longas luvas e sem mangas. Também combina com um vestido matinal.

Atualmente as noivas estão optando por um arranjo de apenas uma flor, próprio em casamentos no campo ou na praia, tornando portanto um visual mais “clean” na cerimônia. Deve ser usado com vestidos mais simples, sem alças e de tecidos leves. A flor única deve possuir o cabo longo e como opção com um laço dando um ar de sofisticação.

O buquê nem sempre precisa combinar com os arranjos da festa e sim com o estilo da noiva.

Em casamentos realizados pela manhã ou à tarde, eles devem ser pequenos ou médios, de preferência feitos com flores do campo. À noite já pode ser maior, mais chamativo e feito com flores nobres.

A noiva tem a opção de flores naturais ou artificiais. Sendo que as flores naturais obtém um efeito de leveza.

Cada buquê é confeccionado de acordo com o estilo e personalidade da noiva como:

  • Romântico: Buquês estilo redondo ou braçada, nas cores vermelha, rosa, pink. Pode-se sugerir os tons sobre tons e acabamentos com laços e fitas.
  • Exóticos: Flores exóticas com mistura de cores, padrões e texturas.
  • Delicado: Formato redondo, cores suaves, tamanho proporcional. Acabamento sutil com pequenas flores e cetim.
  • Clássico: Buquês formais, redondos ou em cascata. As rosas, tulipas e orquídeas são as mais indicadas.
  • Moderno: Flores e combinações mais inusitadas. Cores mais fortes e contrastantes. Formato redondo “desestruturado” com folhagens e elementos diversos

Inspirações

Leave a comment